Cuidando de pessoas
Ao desenvolver o sistema Tasy, a Philips acredita que há sempre uma maneira de tornar a vida melhor
Letícia Baltazar, Tasy Business Leader do Brasil
- Faça um breve histórico sobre a atuação da Philips na área de saúde no Brasil.
A Philips trabalha em conjunto com instituições de saúde e governos do mundo inteiro para não só promover a adoção de novas tecnologias de cuidado à saúde, mas otimizar toda a cadeia da saúde, atuando também na facilitação da integração e conexão entre elas, melhoria da infraestrutura necessárias em alguns países, capacitação de profissionais, medicina preventiva e diagnóstica. Atualmente, somos uma empresa 100% focada em tecnologia da saúde. Nosso desempenho tem sido bastante sólido e atingimos este ano o maior valor histórico de nossas ações na bolsa de valores.
A maturidade das instituições de saúde em relação à tecnologia está em franco desenvolvimento, uma vez que, cada vez mais, percebe-se sua importância não só para as instituições e profissionais desta área, como também para os pacientes e para a cadeia da saúde como um todo. Muitos dos modelos de entrega de cuidados que serviram bem no passado simplesmente não vão entregar a qualidade e os resultados financeiros necessários para um futuro sustentável. A transformação é essencial e urgente.
O mercado de tecnologia no Brasil tem crescido fortemente nos últimos anos. Hoje, o País possui centros de excelência em saúde comparáveis com os melhores hospitais do mundo. O problema do Brasil não é dispor de tecnologia de ponta, mas sim, fazer com que toda a população tenha acesso a ela. Para a Philips, a tecnologia é capaz de transformar a experiência dos pacientes, facilitar a prevenção de doenças, prover diagnósticos mais claros e rápidos, diminuir o tempo de internação e promover mais qualidade de vida, entre outros benefícios. No entanto, é necessário que diferentes tecnologias estejam integradas e as informações conectadas, de forma que seja possível extrair o máximo de proveito do que a tecnologia pode oferecer tanto aos pacientes, quanto às instituições, sistemas de saúde e governos. Como líderes de mercado, pelo nosso histórico e legado, assim como por sermos referência no setor de Saúde, a Philips tem a premissa de oferecer sempre o que há de mais inovador e estratégico para todos os grupos de interesse envolvidos nessa indústria complexa, mas, ao mesmo tempo, tão fascinante que é a da Saúde.
- Para utilização em hospitais, clínicas, bancos de sangue, home care, entre outros, a Philips desenvolveu a solução Tasy. Explique no que consiste essa tecnologia em termos de avanço na área da saúde?
Através do sistema Tasy, as informações essenciais do paciente são gerenciadas e compartilhadas entre a atenção primária, secundária e terciária, permitindo que médicos, enfermeiras e membros das equipes multidisciplinares sejam ainda melhores ao realizar o que realmente importa: cuidar das pessoas. Na ferramenta, o acesso ao histórico do paciente permite a avaliação da condição de saúde integral da pessoa, reduzindo exames, procedimentos e a procura pelo pronto-atendimento. Além disso, o Tasy ajuda o time assistencial a tomar decisões eficientes com base nos dados sempre disponíveis, protocolos clínicos, considerando o acesso seguro com controle de confidencialidade das informações, conforme as leis de privacidade.
A ferramenta conta com soluções para o gerenciamento de programas de medicina preventiva e para o cuidado de pacientes que apresentam doenças crônicas. O software possibilita que, por meio do gerenciamento da carteira de pacientes, se encontre potenciais participantes para diversos programas de saúde, conforme o sexo, idade, programas de cuidados específicos em que os pacientes estão inseridos (como hipertensão arterial ou diabetes).
- Quais os principais benefícios da solução Tasy no dia a dia de uma instituição de saúde?
O Tasy foi pensado para oferecer benefícios para pacientes e instituições de saúde, tanto no fluxo assistencial quanto de gestão, facilitando a tomada de decisão. Na versão com a tecnologia HTML5, o Tasy aprimorou os seguintes pontos:
- Colaboração entre as equipes – Visão integrada para os diferentes profissionais que utilizam o software;
- Relevância da informação – Dados em tempo real, destaque para informações relevantes, resumos e visões gerais;
- Fluxo simples – Reconhecimento imediato de ícones ou legendas, formulários enxutos com campos relevantes;
- Navegação eficiente – Diminuição da carga cognitiva sobre o usuário;
- Hierarquia consistente – Informações bem estruturadas que deixam claro a hierarquia da informação evidenciada por títulos, cores, ícones e legendas.
- O sistema Tasy funciona por intermédio de 10 módulos que funcionam integrados. Explique esse funcionamento.
A solução de gestão em saúde Tasy foi desenvolvida para gerenciar as atividades administrativas, financeiras, assistenciais e operacionais das organizações de saúde, sendo uma solução completa para a gestão de prestadores de serviços e operadoras de planos de saúde.
O Tasy integra todas as áreas das instituições de saúde, otimizando os processos, evitando desperdício e retrabalho e aumentando a produtividade independente do seu porte e da complexidade dos seus processos.
São 10 grandes áreas, com mais de 50 módulos ao todo que são atualizados constantemente e oferecem relatórios e indicadores de gestão apoiando a tomada de decisão e contribuindo de maneira decisiva para a performance da instituição.
- De que forma o paciente, o profissional de saúde e a administração de uma instituição de saúde são beneficiados com a utilização do sistema Tasy no atendimento médico:
O Tasy facilita o dia a dia dos profissinais e aumenta a segurança para o paciente. Os diversos profissionais envolvidos têm um visão integrada das informações conforme cada tipo de acesso de usuário.
Também para os gestores o Tasy contribui para o gerenciamento administrativo e financeiro da instituição, a diminuição de custos é um fator muito importante em um mercado como o nosso e o Tasy ajuda muitos os gestores a controlarem melhor todos os fluxos e reduzirem custos Ao simplificar rotinas, evitar retrabalhos e minimizar a ocorrência de erros e desvios, aumenta a produtividade e a eficiência, contribuindo para aumentar significativamente a competitividade da instituição.
- Na atenção primária: a atenção primária vive o grande desafio de organizar, correlacionar e disponibilizar a informação originada de várias fontes e contextos diferentes. O Tasy contribui desde o acolhimento do paciente, disponibilizando um processo direcionado, simplificado e sequencial para o registro das informações. Permite também a utilização da CIAP 2 (Classificação Internacional de Atenção Primária – segunda edição) para registro das queixas do paciente e integrada com a lista de problemas que ele relata. Na consulta realizada na atenção primária, é possível utilizar o modelo de notas clínicas SOAP (subjetivo, objetivo, avaliação e plano) e a lista de problemas.
- Na atenção secundária e na atenção terciária
O acesso ao cuidado é potencializado e a redução na demanda do pronto atendimento ocorre quando a atenção primária é, de fato, o primeiro contato do paciente com a rede e a atenção secundária é acessada por encaminhamento. Quando o médico da atenção primária encaminha o paciente para os serviços de Atenção Secundária (serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar) ele intensifica o acesso ao cuidado e diminui a demanda no pronto atendimento dos hospitais, afinal os atendimentos de menor complexidade não devem ocupar as cadeiras da emergência hospitalar.
Um dos principais benefícios do sistema Tasy é a diminuição de filas no atendimento à população. Por quê?
As filas em qualquer um dos níveis de atenção também acontecem quando o atendimento adequado não acontece desde a primeira vez em que o paciente é atendido. Ao evitar a repetição de exames sem necessidade o Tasy otimiza a utilização dos recursos. Ao colocar as informações sobre a saúde e história clínica do paciente na ponta dos dedos dos profissionais de saúde, o Tasy ajuda o time assistencial a dedicar mais tempo ao cuidado integral do paciente e a tomar decisões eficientes e eficazes com base na informação sempre disponível, dispondo de recomendações, alertas e uma melhor comunicação entre as equipes e a melhor proteção contra eventos adversos potenciais.
- Explique quais os benefícios da Prescrição Eletrônica Tasy, em HTML5 para a instituições de saúde.
A Prescrição Eletrônica Tasy em HTML5 facilita as rotinas e amplia a segurança do paciente. A ferramenta integra todos os profissionais que irão interagir com o paciente em algum momento do tratamento, permitindo a visualização unificada de medicamentos, procedimentos, exames, dietas e recomendações. Ao simplificar rotinas, evitar retrabalhos e minimizar a ocorrência de erros e desvios, aumenta a produtividade e a eficiência, contribui para o melhor atendimento ao paciente e para o gerenciamento administrativo e financeiro da instituição.
Com a Prescrição Eletrônica Tasy em HTML5 o prescritor assistencial define os itens da prescrição de forma contínua, promovendo a segurança do paciente e o acesso ao cuidado. A linha do tempo mostra 6 horas no passado e 18 horas no futuro imediato, sempre sendo atualizada conforme o curso das horas. O usuário pode ir ao passado e ao futuro tendo uma visão completa do que o paciente vai receber e já recebeu de acordo com o ADEP – Administração Eletrônica da Prescrição. A prescrição bloqueia pedidos de exames duplicados e assegura a cobrança de todos os procedimentos, exames e medicamentos utilizados pelo paciente.
A apresentação da Prescrição Eletrônica Tasy em HTML5 foi elaborada considerando os princípios mais modernos de Design. Sua interface 100% centrada na experiência do usuário foi desenvolvida para facilitar o dia a dia da equipe multidisciplinar em vários níveis, tornando o fluxo de trabalho mais fácil, ampliando a validade do plano terapêutico, oferecendo suporte à decisão e proporcionando informação confiável.
- Gostaria de destacar outros pontos do Sistema Tasy que não foram abordados nas perguntas anteriores. Fique à vontade.
O Tasy hoje está inserido na estratégia global da Philips e já tem alcançado outros mercados além do Brasil. Um dos pontos que trabalhamos fortemente nos últimos meses foi a questão da privacidade. Com políticas cada vez mais restritas em relação aos dados, tanto o Brasil quanto outros países tem exigências cada vez maiores.
Com o Tasy, as instituições podem simplificar a implementação de políticas de privacidade e segurança, protegendo informações críticas, sensíveis e pessoais dos seus pacientes. O mascaramento de dados sensíveis possibilita o acesso correto às informações clínicas, as regras de acesso restringem quem pode visualizar as informações e a confidencialidade de log e registro permite visualizar todo o caminho que uma pessoa usuária percorreu dentro do sistema, desde a entrada até o momento do fechamento do sistema. Técnicas e protocolos internacionais de segurança protegem a identidade do paciente no Tasy.
Fonte: Revista Prefeitos&Gestões