MUNICÍPIOS SUSTENTÁVEIS
Como matéria de capa, a próxima edição (Setembro-Outubro) a revista Prefeitos&Gestões Brasil traz um tema imprescindível para nossa geração e para as gerações futuras: a necessidade de tornar o mundo mais sustentável. Os conceitos CIDADE E SUSTENTABILIDADE caminham juntos, são inseparáveis. Os avanços que tivemos com a implementação de projetos sustentáveis em todo o mundo, e a consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas, não aconteceram nos estados, nem na federação, mas sim nos municípios, porque é ali que todos nós vivemos.
7 FORMAS DO MUNICÍPIO SER SUSTENTÁVEL
Especialistas verdes sugerem, como primeiro passo para tornar um município sustentável, a existência do GPS, ou seja, uma Gestão Pública Sustentável, chegando a sugerir os 7 caminhos da sustentabilidade:
1-Construir mais áreas para pedestres;
2-Estímulo ao desenvolvimento dos bairros;
3-Diversidade de moradores e densidade controlada;
4-Restrição da circulação de carros;
5-Melhoria do transporte público;
6-Criação de jardins comunitários;
7- Organização de um sistema de coleta seletiva
E VOCÊ ,O QUE ACHA? DÊ A SUA OPINIÃO!
Para agregar mais conteúdo à matéria, a Revista Prefeitos & Gestões Brasil gostaria que você, nosso parceiro, desse a sua opinião para colaborar com a implantação de projetos e a utilização de produtos sustentáveis nos 5.570 municípios do Brasil. As mensagens serão publicadas com destaque no corpo da matéria, citando nome do autor e empresa. Você tem duas formas de participar.
1- Envie-nos sua mensagem no post abaixo
2- Ao receber a nossa pauta, via email-mkt, clique em responder
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
-Serão publicadas somente as 30 primeiras mensagens recebidas e selecionadas até o dia 30.09.2015;
-As mensagens deverão ter no máximo 3 linhas de uma lauda ( ou 60 toques)
-As mensagens recebidas serão entendidas como colaboração com a matéria, já pressupondo a autorização de publicação por parte do autor.
– As mensagens publicadas não serão vínculadas a premiacões ou ônus de quaisquer partes.
CONTAMOS COM VOCÊ. PARTICIPE!
13 Comments
Rodrigo
Uma ótima oportunidade
SUSANA
Gerenciamento e monitoramento da iluminação através de SmartGrid;
Retrofit da Iluminação trocando tudo por LED
Carlos Alberto
Sugiro que o município sustentável contemple em seu Plano Diretor aspectos ambientais, como áreas verdes, ciclovias, acessibilidade, transporte coletivo eficiente e, sobretudo, veículos não -poluentes.
Renato
A implantação da gestão ambiental na administração municipal, compras públicas sustentáveis, eficiência energética e gestão.
Alberto de Souza
Qualquer decisão neste sentindo tem que passar por uma consulta à população, por isso que um município sustentável chama os municípes para discutir e dar opinião, assim como a revista está fazendo….
Eder Tavares
Sustentabilidade hoje é algo utópico e não prático. Tanto as políticas públicas quanto a sociedade não é motivada para a execução das obras sustentáveis, o “PORQUE” fazer todos entendem, porém o “COMO” fazer é o mais difícil.
Carlos Henrique Suleiman
As prefeituras tem que dar o exemplo de sustentabilidade, em especial administrando os recursos públicos com responsabilidade em benefício da população.
Como parte deste assunto, tratar da eficiência hídrica dos prédios públicos, ex.
– Aproveitamento de água de chuva nos prédios públicos, em especial as escolas.
– execução de bueiros e bocas de lobo com sistema de infiltração (isso minimiza as enchentes)
– Utilização de sistema fotovoltaico e buscar uma melhor eficiência energética
prefeitosegestoes
SRS. OBRIGADO POR COLABORAREM COM A REVISTA.
CONTINUEM POSTANDO SUAS OPINIÕES.
ABRAÇOS
MILSON MUSCOVICK
DIRETOR GERAL DA REVISTA PREFEITOS&GESTÕES BRASIL
Fernando
1. Reorganização das vias públicas de circulação hierarquizando com prioridade para os usos não motorizados – pedestres e ciclistas, transportes públicos e coletivos, por último os automóveis privados.
2. Requalificar as calçadas e vias de circulação de pedestre, aumentando a largura, quantidade e qualidade das vias. Incorporar faixas de estacionamento das ruas aumentando a área de calçada.
3. Reforçar o uso misto da ocupação dos bairros – favorecendo segurança e qualidade de vida.
4. Ampliar áreas verdes de contemplação e de uso esportivo em toda a cidade através da mudança de uso de ruas e avenidas para parques lineares.
5. Compra de terrenos centrais (pelas prefeituras) e construção de estacionamentos públicos de grande porte para incentivar o uso de transportes coletivos dentro das áreas densas das cidades.
Fabio Cunha
Sustentabilidade é um palavra com sentido muito amplo, atuamos com foco no cuidado com o ser humano e com o meio que ele vive. Acreditamos que a utilização de ferramentas para melhor utilização de matéria prima e maior conforto do trabalhador são ações sustentáveis.
Propomos também a utilização de materiais reciclados no mobiliário urbano como postes para placas de sinalização, pontos de onibus, abrigos, banco e lixeiras fabricados com plastico reciclado e normatizados pela ABNT.
è uma união entre o material e o mercado, ofertando soluções viáveis para o reaproveitamento dos materiais
Valneide Mendes
Há muito o que fazer para reverter a atual situação ambiental do País e a sociedade
brasileira tem nos municípios uma importante parcela de responsabilidade na construção
do futuro sustentável.
Leo Coutinho
“Ninguém mora na União ou nos estados, as pessoas moram nos municípios”, pregava o governador Franco Montoro. É gratificante ver que em 2016, ano em que seu centenário é celebrado, sua agenda esteja completamente alinhada com o novo olhar que as cidades precisam: descentralizar as decisões e aumentar a participação popular. Conselhos, plataformas colaborativas, associações de bairro ativas e até as hortas e jardins comunitários brotam pelas ruas!
Claudia
A reutilização de materiais domésticos que são descartados para coleta seletiva, como a madeira, sendo reaproveitados por artesões, marceneiros e/ou voluntários, através de projetos públicos.