Tecnologia pode melhorar a gestão das prefeituras
Tasy: tecnologia voltada para gestão de prontuário para hospitais
A Philips é uma empresa líder em tecnologia da saúde, que oferece soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas e a eficiência dos sistemas de saúde. Uma dessas soluções é o Tasy, uma plataforma digital integrada que permite gerenciar todas as etapas do cuidado do paciente, desde o agendamento até o faturamento, passando pelo prontuário eletrônico, a prescrição médica, a gestão de estoque e o controle de infecção. Para falar sobre o Tasy e outros avanços tecnológicos que a Philips está oferecendo para o setor de saúde no Brasil, conversamos com Leonardo Sasso, líder de Informatics da Philips Brasil. Confira a entrevista a seguir.
Prefeitos&Gestões – Como o Tasy se diferencia de outros sistemas de prontuário eletrônico disponíveis no mercado?
Leonardo Sasso – O Tasy EMR é um sistema de gestão em saúde da Philips que foi desenvolvido pela primeira vez no Brasil há mais de 20 anos por uma pequena equipe de especialistas clínicos e operacionais que reconheceram a necessidade de consolidação de dados. Desde então, evoluiu para uma poderosa solução, destacando-se pelo seu escopo abrangente que vai muito além de apenas prontuários que englobam a administração do paciente, o gerenciamento do ciclo de receitas, operações clínicas e financeiras e relatórios corporativos.
A solução é um produto totalmente brasileiro e utilizado em mais de 14 países, como Austrália, Japão, Coréia do Sul e em nações do Oriente Médio. Hoje, o Tasy está em uso em mais de 990 instituições públicas e privadas, incluindo clínicas, centros de diagnóstico e hospitais generalistas e especializados, incluindo treze instituições HIMSS EMRAM de níveis 6 e 7.
Com vasta especialização e fortes relações com o cliente em muitos domínios, em todo o contínuo do atendimento – diagnóstico por imagem, terapia guiada por imagem, monitoramento do paciente, informática em saúde, assim como atendimento domiciliar e saúde do consumidor – a Philips está em uma posição única para ligar os pontos do atendimento ao paciente. Assim, o Tasy é parte integrante da visão da Philips de focar na melhoria da saúde das pessoas e possibilitar melhores resultados.
Ele também complementa outras soluções da Philips, desde monitoramento do paciente até a informática em saúde, como o Advanced Visualization Workspace (AVW), Vue PACS, Philips Pathology Workspace ou soluções de interoperabilidade. A solução Tasy evolui dentro do ecossistema Philips por meio da colaboração com a Philips Research e do compartilhamento de percepções com os grupos de informática em saúde e conectividade da Philips.
Seu extenso conjunto de recursos é oferecido em uma única plataforma integrada baseada na web, apoiando verdadeiramente a necessidade de continuidade e integridade dos dados clínicos e operacionais.
Os projetos do Tasy são facilitados por suas experientes equipes de projeto, sua extensa configurabilidade e seu design intuitivo. Em conjunto, permitem que o mesmo sistema apoie com sucesso uma variedade de processos e instituições, de pequenas clínicas a grandes hospitais e redes. E, após o go-live (momento da ativação do sistema), as instituições de saúde têm uma conexão direta com a Philips para manutenção e suporte por meio da funcionalidade de ordem de serviço própria do Tasy.
Neste ano, o Philips EMR Tasy ganhou o prêmio “2023 Best in KLAS for Acute Care EMR (Latin America)“, da KLAS Research. Isso marca o segundo ano que o sistema de gestão em saúde da Philips foi reconhecido no programa de prêmios baseado em avaliações de clientes da KLAS Research.
O relatório Best in KLAS reconhece as empresas de software e serviços que se destacam por sua excelência ao ajudar os profissionais de saúde a aprimorarem o atendimento ao paciente. Todas as classificações são um resultado direto do feedback de milhares de provedores de atendimento no ano anterior. No setor de TI em saúde, um prêmio Best in KLAS representa o compromisso e a parceria que os melhores fornecedores devem proporcionar.
Prefeitos&Gestões – Quais são os principais benefícios e funcionalidades do Tasy para hospitais e profissionais de saúde?
Leonardo Sasso – Desenvolvido pela Philips em 2012, o Tasy é uma solução de informática clínica, com mais de 72 módulos que concentram desde informações administrativas, até dados clínicos das instituições de saúde. Tudo em uma única plataforma.
A solução integra todas as áreas do ambiente de saúde, conectando os pontos em domínios clínicos e não clínicos ao longo do continuum de saúde. O Tasy EMR ajuda os profissionais de saúde a acompanhar as mudanças e enfrentar os desafios no atendimento e segurança do paciente, gerenciamento hospitalar, suprimentos e finanças. A ferramenta permite o compartilhamento do histórico do paciente entre a atenção primária, secundária e terciária, reduzindo exames e contribuindo para que os profissionais de saúde dediquem mais tempo ao cuidado das pessoas.
Entre os principais benefícios, estão: prontuário eletrônico único, integrado e de fácil acesso; maior controle dos processos de ponta à ponta (da entrada do paciente à apuração de custos); eliminação de processos manuais e falta de informações; maior gestão da qualidade assistencial, por meio de protocolos clínicos; maior rastreabilidade em todos os pontos de cuidado; melhor visão e gestão das unidades de atendimento; informação em tempo real com possibilidade de análise de cenários futuros; e facilidade na extração de dados, com dashboards e indicadores em tempo real.
Prefeitos&Gestões – Como o Tasy contribui para a melhoria da eficiência operacional e da qualidade do atendimento nos hospitais?
Leonardo Sasso – O Tasy EMR reduz exames, procedimentos e a procura pelo pronto-atendimento desnecessários. Além disso, a ferramenta ajuda o time assistencial a tomar decisões eficientes com base nos dados sempre disponíveis, considerando o acesso seguro com controle de confidencialidade das informações, conforme as leis de privacidade.
A solução também está disponível em nuvem no modelo Software as a Service, que traz importantes benefícios para as instituições de saúde, já que toda a instalação, configuração e gestão do ambiente passa a ser responsabilidade da Philips, que disponibiliza o sistema de maneira remota, a partir de um datacenter específico, alocado localmente, com ampla rede de segurança e de recursos. Além de assegurar benefícios clínicos, permitindo que a instituição tenha sempre a versão mais atualizada do sistema, o Tasy em Cloud colabora com aspectos financeiros da operação, oferecendo previsibilidade de investimentos, maior controle sobre o fluxo de caixa e escalabilidade, com impactos positivos no retorno sobre investimento.
Prefeitos&Gestões – Quais são os módulos e recursos oferecidos pelo Tasy que auxiliam na gestão de informações clínicas e administrativas?
Leonardo Sasso – Aderente às mais variadas realidades de negócios, o Tasy atende a prestadores de serviços – hospitais, clínicas, bancos de sangue, home care entre outros. O Tasy possibilita gerenciamento eficiente das atividades administrativas, financeiras, assistenciais e operacionais. Isso ajuda no acompanhamento das mudanças e enfrentamento dos desafios da instituição, dos profissionais e do paciente.
Principais pontos do Tasy EMR:
- Colaboração entre as equipes: visão integrada para os diferentes profissionais que utilizam o software;
- Relevância da informação: dados em tempo real, destaque para informações relevantes, resumos e visões gerais;
- Fluxo simples: reconhecimento imediato de ícones ou legendas, formulários enxutos com campos relevantes;
- Navegação eficiente: diminuição da carga cognitiva sobre o usuário;
- Hierarquia consistente: informações bem estruturadas que deixam claro a hierarquia da informação evidenciada por títulos, cores, ícones e legendas.
- Atenção primária: a atenção primária vive o grande desafio de organizar, correlacionar e disponibilizar a informação originada de várias fontes e contextos diferentes. Nesse sentido, o Tasy contribui desde o acolhimento do paciente, disponibilizando um processo direcionado, simplificado e sequencial para o registro das informações. Permite também a utilização da CIAP 2 (Classificação Internacional de Atenção Primária – segunda edição) para registro das queixas do paciente e integrada com a lista de problemas que ele relata. Na consulta realizada na atenção primária, é possível utilizar o modelo de notas clínicas SOAP (subjetivo, objetivo, avaliação e plano) e a lista de problemas.
- Medicina Preventiva: a ferramenta conta com soluções para o gerenciamento de programas de medicina preventiva e para o cuidado de pacientes que apresentam doenças crônicas. O software possibilita que, por meio do gerenciamento da carteira de pacientes, se encontre potenciais participantes para diversos programas de saúde, conforme o sexo, idade, programas de cuidados específicos em que os pacientes estão inseridos (como hipertensão arterial ou diabetes).
- Privacidade de dados: com o Tasy, as instituições podem simplificar a implementação de políticas de privacidade e segurança, protegendo informações críticas, sensíveis e pessoais dos seus pacientes. O mascaramento de dados sensíveis possibilita o acesso correto às informações clínicas, as regras de acesso restringem quem pode visualizar as informações e a confidencialidade de log e registro permite visualizar todo o caminho que uma pessoa usuária percorreu dentro do sistema, desde a entrada até o momento do fechamento do sistema. Técnicas e protocolos internacionais de segurança protegem a identidade do paciente no Tasy.
- Portal do Paciente (My Companion): ferramenta do Tasy que contribui para o engajamento das pessoas nos cuidados com a saúde. Nele, o hospital compartilha, em uma única plataforma, informações com os pacientes de maneira mais fácil, otimizando o acesso a resultados e detalhes de consultas, além de agendamento e pedido de agendamento. A ferramenta é acessível por diferentes plataformas, como notebooks, smartphones ou desktops.
Prefeitos&Gestões – Como o Tasy facilita a integração e a troca de dados entre diferentes setores e departamentos dentro de um hospital?
Leonardo Sasso – O Philips Tasy vai além do cuidado do paciente e dos registros médicos para fornecer suporte administrativo e organizacional em toda a instituição. Proporciona menos esforço duplicado, pois os dados em tempo real são acessíveis em toda a organização, hospital ou vários sites; funções e perfis de usuário flexíveis e rastreáveis; agilidade para atualizações de versão.
Vale reforçar que seu extenso conjunto de recursos é oferecido em uma única plataforma integrada baseada na web, como já mencionado anteriormente, apoiando verdadeiramente a necessidade de continuidade e integridade dos dados clínicos e operacionais da instituição.
Prefeitos&Gestões – Quais são as medidas de segurança e privacidade implementadas pelo Tasy para proteger as informações dos pacientes?
Leonardo Sasso – O sistema Tasy possui recursos que suportam a privacidade e segurança de dados de saúde, com processos e ferramentas que auxiliam as instituições no tratamento das mesmas. Em resposta às crescentes demandas de melhorias trazidas pelas normas mais recentes e em conjunto com o escritório global de privacidade da Philips, a solução Tasy HTML5 foi extensamente avaliada e evoluída, para suportar a implementação de políticas de privacidade e segurança internacionais (OHKIS/ Alemanha (1) e GDPR/União Europeia) nas instituições de saúde. Este processo nos dá a confiança necessária para dar suporte aos nossos clientes na implementação de medidas adequadas às mais recentes normas de privacidade e segurança na área de saúde.
Como resultado deste trabalho, foram realizadas melhorias na arquitetura do sistema, em funções já existentes (ex.: controle logs e acessos ao sistema), e foram acrescentadas novas funcionalidades ao produto, com o intuito de facilitar a adoção das regras de segurança e privacidade.
Dentre alguns exemplos, podemos citar: a implementação de rotinas para identificação de campos considerados dados sensíveis, possibilitando à instituição de saúde gerenciar o acesso e a autorização de usuários de forma específica; o mascaramento de dados em telas, incluindo um exclusivo modo de suporte em que um profissional externo poderá, por exemplo, acessar remotamente a tela de trabalho de um médico, sem ter acesso aos dados definidos como sensíveis; a autenticação dupla de usuários para usar, além dos dados de login e senha, um token de autenticação para dar mais segurança no acesso ao sistema.
Outras implementações:
- Autenticação e autorização: autenticação de dois fatores para o login do sistema. Benefícios: torna possível solicitar um código adicional juntamente com o nome de usuário e a senha durante o processo de login do sistema. Funciona com base no protocolo OTP (one-time password). O recurso pode ser ativado ou desativado pelos próprios usuários. Se um usuário esquecer o código, apenas a TI poderá desativar o recurso. Nenhuma configuração adicional do lado do servidor é necessária para usar o recurso.
- Classificação de dados pessoais: controle de dados pessoais e dados pessoais sensíveis. Benefícios: provê a opção de definir qualquer elemento das telas Tasy como dados pessoais ou dados pessoais confidenciais por meio de controles. Possibilita mascarar informações, em telas com um contexto pessoal ou contendo dados pessoais confidenciais, para usuários que não precisam ter acesso a essas informações.
- Tasy em modo de suporte: um novo modo de suportar os usuários, com foco em garantir a privacidade dos dados. Benefícios: mascara dados pessoais e/ou sensíveis. Ativa todos os logs durante a sessão de suporte.
- Ferramenta de mascaramento de dados para exportação: benefícios: garante a confidencialidade e a privacidade do paciente quando o banco de dados do Tasy for usado para propósitos diferentes de seu uso na produção (treinamento, teste, pesquisa); remoção
do link entre os dados e o indivíduo e mascara os dados substituindo, embaralhando ou removendo valores.
Os princípios da LGPD são extensos e é importante entender suas implicações, para implementá-los no contexto adequado e sem exageros, de forma a não prejudicar a eficiência operacional e a interoperabilidade entre sistemas e instituições.
A Philips, como provedora de soluções em saúde, tem um compromisso de longa data de respeitar a privacidade de consumidores, clientes e pacientes, investindo prontamente em tecnologia, processos e profissionais no desenvolvimento de seus produtos.
A empresa tem investido nos últimos 20 anos no desenvolvimento de aplicações seguras em todas as suas plataformas: Delphi, Java, Portais, PDAs, entre outros. Dessa maneira essas plataformas já entregam aos clientes a maior parte dos requisitos exigidos pela LGPD.
A versão HTML5 do Tasy já entrega todos os requisitos mandatórios da nova legislação, ajudando o cliente a estar em conformidade com a LGPD. Para as demais plataformas, nosso time de desenvolvimento tem trabalhado para entregar os requisitos novos mandatórios em tempo hábil para a implementação dos nossos clientes que utilizam plataformas diferentes do HTML5.
Prefeitos&Gestões – Como a interface do produto Tasy é projetada para facilitar o uso pelos profissionais de saúde e melhorar a experiência do usuário?
Leonardo Sasso – No núcleo do Tasy está uma base de dados central onde todos os dados relevantes podem interagir e são acessados com base nos perfis e funções do usuário claramente definidos. A solução ganhou uma prestigiada premiação internacional, o iF Design Award, por sua interface de usuário, que é consistente em todo o sistema, permitindo que o usuário entenda facilmente os fluxos de navegação.
Isso facilita aprender e alternar entre os módulos. A junção de tudo isso permite que uma grande quantidade de dados seja transformada em informação relevante e acionável para o usuário e sua situação.
A base de dados única do Tasy é multifacetada e ágil – sua ampla gama de recursos é altamente configurável por meio de 34.000 parâmetros, todos projetados e desenvolvidos com base nas melhores práticas e nos requisitos de nossos clientes. Essa estrutura exclusiva do Tasy cria uma considerável flexibilidade, permitindo que você parametrize as soluções de acordo com os seus próprios fluxos de trabalho e regras clínicas e não-clínicas, assim como possibilitando que instituições generalistas e especializadas adotem o mesmo sistema.
Exemplos de itens configuráveis: permissões de usuário e configurações de privacidade; customização de visualizações para diferentes usuários e especialidades; formulários e modelos, eventualmente com texto-padrão e importação automática de dados; campos obrigatórios; regras de negócio; alertas clínicos e não-clínicos; escalas clínicas; padronizações (por exemplo, protocolos, níveis de reabastecimento de estoque); preferências (por exemplo, equipamento preferido por cirurgião ou cirurgia); acionadores de ações/fluxos de trabalho orientados a resultados; relatórios e KPIs.
Prefeitos&Gestões – Quais são os planos futuros de desenvolvimento e aprimoramento do Tasy, visando atender às necessidades em constante evolução dos hospitais?
Leonardo Sasso – O mercado brasileiro tem evoluído bastante nos últimos anos no Open Health e a Philips está desenvolvendo a sua primeira parceria nesse sentido, a partir do EMR Tasy.
A Philips conta com mais de 1.300 colaboradores dedicados à área de Informática (Informatics) da Philips – e do Tasy – com a tarefa de desenvolver aplicações que o usuário deseja, sempre focando no desenvolvimento de tecnologias que aprimorem a experiência de seus clientes.
No entanto, a grande quantidade de demandas e a dificuldade em atender todas as necessidades de customizações, integrações e adaptações pontuais de seus clientes, fez com que a Philips avaliasse todo este cenário e reconhecesse que a sua capacidade de entrega – para atender a velocidade que o cliente ou o mercado exige -, pedia a criação de um programa regulamentado para que outras empresas que tivessem o know-how necessário, pudessem se comunicar com a marca de forma estruturada, apoiando a Philips em suas entregas.
Dessa forma, a companhia desenvolveu mecanismos seguros para que outras grandes, médias e pequenas empresas pudessem se comunicar com a multinacional holandesa de forma coordenada.
É neste momento, que a Philips decide deixar de investir em plataformas que fogem do seu core business principal, como plataformas de prescrição eletrônica, para habilitar empresas com esse know-how a fazerem parte de um sistema gerido pela companhia, com total garantia de integridade das informações, respeitando a LGPD, por exemplo, e com o objetivo de desenvolver um trabalho em parceria. Assim, surge em fevereiro de 2023 o Programa de Ecossistema de API Tasy, Open Health e Open Platform, ou seja, em plataforma aberta, que já é um movimento que está mais maduro globalmente, mas que tem ganhado cada vez mais força no mercado brasileiro.
Hoje o programa possui 5 contratos assinados, com as empresas Mevo (plataforma de saúde com soluções que vão desde a receita digital, até a entrega dos medicamentos na casa dos pacientes); Memed (prescrição digital), Certisign (soluções de identificação digital), Soluti (soluções inovadoras em identidade digital e assinaturas eletrônicas) e ForSign (assinatura eletrônica). Todas são homologadas pela Philips para realizar integrações.
Prefeitos&Gestões – Quais são os critérios e processos para implementação do Tasy em um hospital e como a empresa oferece suporte durante e após a implantação?
Leonardo Sasso – Critérios para implantação:
- As unidades de saúde devem se preparar bem para a implantação e operação com a nova ferramenta. É preciso ter clareza de quais são as necessidades internas e processos bem desenhados e padronizados.
- Importante envolver os especialistas-chave das instituições de saúde, além de planejar a implantação de maneira faseada; e avançar para outros módulos, conforme obter a estabilidade desejada nos atuais. Lembre-se que a chave para uma boa operação é uma boa implantação.
- Treinamento das equipes: para garantir o sucesso na implantação do sistema, é fundamental o engajamento das pessoas envolvidas no manejo dessa ferramenta. Portanto, é indispensável disponibilizar um treinamento completo para todos que terão contato com o sistema, visto que alguns colaboradores podem sentir dificuldades na sua utilização.
- Ferramentas tecnológicas: também é necessário definir que as unidades precisam, em termos de tecnologia, para a implantação.
Suporte à implantação
- O Tasy foi projetado junto com quem se beneficia dele – nossos clientes –, mantendo contato com as necessidades do mundo real. Por isso, ouvimos quais são as necessidades e respondemos com atualizações regulares em um cronograma de liberação ágil. Nossos clientes têm acesso direto à Philips com o módulo de ordem de serviço próprio do Tasy, em que monitoramos para cumprir nossos SLAs.
- Nossa abordagem dinâmica e customizável mantém o Tasy responsivo às necessidades dos clientes e os mantêm na vanguarda do atendimento clínico e do gerenciamento corporativo.
Revista Prefeitos&Gestões