Faça um breve histórico sobre o trajeto da Volkswagen no Programa Caminho da Escola. Quantos veículos já foram fornecidos para o programa e quantos alunos estão sendo assistidos por esses veículos?
A VW Caminhões e Ônibus celebrou este ano a entrega da unidade número 20 mil de Volksbus para o Caminho da Escola. Assim, mais da metade dos veículos entregues ao programa são VW, o que muito nos orgulha. Não faltam números para comemorarmos essa liderança absoluta no transporte escolar: os Volksbus estão presentes em todo o Brasil, em 5.226 municípios, quase a totalidade de cidades brasileiras conta com pelo menos um ônibus Volkswagen como aliado da educação.
Isso foi possível porque a Volkswagen Caminhões e Ônibus comprometeu-se desde o início com o propósito social do Caminho da Escola. Ao longo dos anos, nossa engenharia dedicou-se a construir em nosso centro de desenvolvimento em Resende (RJ) veículos para transpor os mais difíceis terrenos, para padronizar o transporte e garantir que os milhões de crianças de todo o Brasil cheguem à escola com mais qualidade e segurança.
Em agosto deste ano, Rodrigo Dias foi empossado como o novo presidente do FNDE, responsável pelo programa Caminho da Escola. Segundo afirmou o coordenador-geral de Apoio à Manutenção Escolar, João Antônio Lopes de Oliveira, atual gestão vai garantir que os benefícios sejam cada vez mais ampliados, o foco a partir de agora será em atender estudantes com deficiência, garantindo igualdade entre os alunos, segundo o executivo. Comente esta afirmação.
A acessibilidade é um ponto muito importante. Desde o início do Programa o FNDE compra um percentual de ônibus com acessibilidade. Na época usava-se o elevador instalado na porta do ônibus e todos os estudantes passavam por cima deste elevador todos os dias, o que acabava desgastando o equipamento. Foi então que numa iniciativa pública e privado construímos o que hoje chamamos de DPM – o Dispositivo de Poltrona Móvel. Ele permite que a pessoa com deficiência ou com baixa mobilidade entre no ônibus escolar por uma porta especial, sente-se junto com seus colegas e na mesma poltrona que qualquer outro estudante. Olhando nos olhos de alguns deles percebemos tamanha diferença que isso faz, pois antes o aluno tinha que viajar sentado na cadeira de rodas, separado de seus colegas. Dessa forma, podemos dizer que desde a licitação do ano 2017, os veículos participantes do programa Caminho da Escola já são acessíveis. No entanto, sabemos que ainda há muito a ser feito e todas as iniciativas no sentindo de ampliar a abrangência do programa são muito válidas e têm nosso apoio desde sempre.
Em termos de qualificação técnica, a nova gestão destaca a inclusão de um micro-ônibus no programa que possui tração nos eixos traseiro e dianteiro. O veículo em questão, considerado um avanço no Caminho da Escola, possui capacidade para transportar até 13 estudantes sentados, mais auxiliar e condutor, e é indicado para uso em vias não pavimentadas. Com isso, é possível a busca de todo estudante que resida naqueles locais onde os veículos têm uma enorme dificuldade de chegar, ou seja, o propósito é que ninguém deve ficar fora da escola por falta de transporte.
A Volkswagen oferece este tipo de veículo para o programa? A VW não fornece este tipo de veículo.
Se não fornece, quais tipos de veículos se enquadram nas exigências do programa? Nós não trabalhamos com este tipo de veículo. Nossa fábrica faz Caminhões e Ônibus sob chassis, e este modelo de fato é um veículo completamente diferente disso, mas que atenderá esta demanda.
Fale de suas qualificações técnicas. –
Ainda segundo o coordenador-geral, os desafios estão ligados ao desenvolvimento da indústria responsável por fornecer veículos para o Caminho da Escola. O objetivo é entregar cada vez mais inovações para os alunos, para que o trajeto até a sala de aula seja feito com conforto e segurança. Quais inovações e tecnologias em seus veículos a Volkswagen oferece atualmente para o transporte de alunos?
A linha completa Volksbus destinada ao Caminho da Escola conta com veículos escolares na configuração rural e urbano, na faixa de 8 a 15 toneladas. Dentre os atributos necessários para vencer os trajetos mais difíceis estão suspensões elevadas e reforçadas, pneus de uso misto, eixo dianteiro com viga forjada, balanço dianteiro mais curto, bloqueio no diferencial traseiro, ângulos de ataque e saída maiores, poltronas estofadas e de fácil limpeza, mecanismos antiesmagamento nas portas e ainda dispositivos de poltronas móveis (DPM) que garantem a acessibilidade para os alunos com mobilidade reduzida.
Os próximos passos para o programa, no momento, incluem a homologação do Pregão Eletrônico nº 11/2019. O edital para a compra de novos ônibus para o Caminho da Escola já foi publicado e as empresas já enviaram as propostas. Quais as expectativas da Volkswagen com relação a esse pregão?
A VW Caminhões e Ônibus acaba de vencer a licitação para ampliar sua presença de destaque no programa federal Caminho da Escola: mais 3.600 Volksbus já podem ser adquiridos por prefeituras e Estados de todo o país para o transporte de estudantes. O lote de veículos disponíveis para aquisição é dividido entre o Volksbus 8.160 ODR, nas configurações ORE1 e ORE3 – Ônibus Rural Escolar para 29 e 59 alunos, respectivamente, com 1.600 unidades de cada um, além de mais 400 do Volksbus 8.160 ONUREA.
Para 2 dos 3 modelos que a VW venceu a Ata já foi publicada em DOU – Diário Oficial da União e estão disponiveis aos municipios e estados para aderirem a Ata de Registro de Preços, esta ata tem validade de 19/11/19 até 19/11/2020. Com ela teremos o direito de vender até 3.200 OREs. Sendo que a 2ª ata deverá publicar nos próximos 15 dias, esta será para mais 400 ONUREAs que terá a validade, também de 1 ano.
6-Gostaria de destacar algum outro ponto que não foi abordado nas perguntas acima? Fique à vontade.
Trabalhamos pela continuidade deste programa e não podemos esconder nossa paixão por atender nossos clientes SOB MEDIDA!
Fonte: Assessoria de Imprensa VW Caminhões e Ônibus