Desafios da Mobilidade Urbana: uso da tecnologia e inovação com benefícios reais para as cidades
A mobilidade urbana é um dos grandes desafios enfrentados pelas cidades contemporâneas. O aumento constante da frota de veículos e o crescimento populacional tornam essencial a busca por soluções eficientes e inovadoras para garantir o deslocamento seguro e fluido de pessoas e veículos nas vias urbanas. É nesse contexto que a Digicon vem se destacando: desenvolvendo e implementando soluções tecnológicas que alteram, com eficiência e inteligência, a maneira como as cidades gerenciam seu tráfego e transporte público.
Com mais de 40 anos de experiência em mobilidade urbana, a Digicon é líder no mercado nacional, oferecendo soluções inteligentes e robustas para gestores públicos em centenas de cidades em todo o Brasil. Seu portfólio inclui desde controladores de tráfego até sistemas de bilhetagem e parquí-metros, todos projetados para otimizar o fluxo de veículos e pedestres nas vias urbanas, colaborando para a organiza-ção dos espaços públicos.
Um dos destaques da Digicon é o SCATS – Sistema adaptativo de controle de tráfego em tempo real. Esse sistema inovador permite ajustes automáticos nos semáforos, adaptando-se em tempo real às condições de tráfego. Isso resulta em redução de congestionamentos, aumento da velocidade média nas vias e, consequentemente, menor consumo de com-bustível e emissão de poluentes. Além disso, o SCATS integra-se perfeitamente aos controla-dores da Digicon, garantindo alta confiabilidade no seu funcionamento e uma relação custo-benefício sem igual no mercado.
Projetos emblemáticos como a Modernização Semafórica em São Paulo e o Projeto Sinal Verde em Porto Alegre demonstram o impacto positivo das soluções da Digicon na mobilidade urbana. Essas iniciativas não só melhoram o fluxo de veículos, mas também promovem a segurança dos pedestres e geram dados essenciais para a gestão eficiente do trânsito.
Através de softwares e produtos inovadores, a Digicon possibilita o gerenciamento centralizado e total do tráfego urbano, proporcionando benefícios tangíveis para as cidades como a redução de congestionamentos e, consequentemente, a redução de gases e redução do consumo de combustível, colabo-rando com a melhoria na qualidade do ar e maior eficiência no transporte público. Assim, a Digicon reafirma seu compromisso em tornar as cidades mais inteligentes e a vida das pessoas melhor. É a tecnologia trabalhando em prol de uma mobilidade urbana sustentável e eficiente.
As soluções Digicon já estão proporcionando melhorias e uma gestão inteligente da mobilidade urbana em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Osasco e São José do Campos, entre outras.
Case
Projeto Sinal Verde
Local: Porto Alegre/RS
Implantação: 2023 a 2025
Objetivos:
Promover a conectividade entre os controla-dores semafóricos e a Central de Controle da Mobilidade da EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação, através de tecno-logia 4G ou fibra ótica.
Manter a disponibilidade de comunicação em no mínimo 90% dos equipamentos atualizados.
Melhorar a gestão semafórica e proporcionar melhor fluidez ao trânsito.
Soluções:
- Central de Tráfego Web Digicon.
- Controladores de Tráfego modelos CD200 e CD300 Vanguard, fabricados pela Digicon.
- Módulos de comunicação 4G ou interface para Fibra Ótica – para instalação nos modelos CD200 Plug in.
Alguns números:
- Serão conectados 643 controladores – 70% do parque de controladores instalados na capital.
- 60 novos controladores modelos CD200 Plug in e CD300 Vanguard, sendo este para pontos mais complexos, substituindo os equipamentos mais antigos. O CD300 é o que há de mais moderno para gestão semafórica, utilizando algoritmos e tecnologia de ponta desenvolvidos pela Digicon.
Detalhes:
Todos os equipamentos receberão um módulo de comunicação 4G ou interface para Fibra Ótica, conectando-os à Central de Tráfego Web, software de monitoramento e gerencia-mento em tempo real, também fornecido pela Digicon.
O aumento da comunicação com a central de tráfego proporciona melhorias no controle do sistema semafórico e reflete em maior fluidez, otimizando o tempo dos deslocamentos dos veículos nas vias de Porto Alegre. Com esta modernização estima-se que ocorra uma redução nos níveis de congestionamentos na ordem de 20%.
Case
Projeto Modernização Semafórica São Paulo
Local: São Paulo/SP
Implantação: 2023 a 2026
Objetivos:
- Modernização do sistema semafórico na área do minianel viário da capital paulista.
- Proporcionar mais controle e eficiência na gestão do trânsito urbano, com melhoria da fluidez e redução de congestionamentos.
Soluções:
- Sistema Adaptativo SCATS.
- Controladores de Tráfego modelo CD300 Vanguard, fabricados pela Digicon, disponíveis em configurações de 8, 16 e 24 fases.
- Suporte técnico e treinamento para a Ilumina SP, empresa contratada através de PPP (Parceria Público Privada) para execução do projeto.
Alguns números:
- Instalação de 1.900 controladores inteli-gentes modelo CD300 Vanguard.
- Monitoramento de 2.500 cruzamentos na região do centro expandido de São Paulo (um único controlador pode gerenciar múltiplos cruzamentos).
Detalhes:
Os controladores serão instalados e conecta-dos a câmeras de última geração, que operam como sensores de fluxo dos veículos, atuando em cada cruzamento, monitorando a situação do trânsito e transmitindo, através de redes de fibra ótica, as informações até o sistema central, que utiliza o sistema adaptativo SCATS, também fornecido pela Digicon. Este sistema inteligente é composto de softwares com algoritmos que analisam, gerenciam e atuam em todos os cruzamentos a ele conectados. De forma simplificada, ele calcula e adapta o tempo de abertura e fechamento dos semá-foros, respondendo em tempo real ao volume de veículos nas vias. Por exemplo: se uma via estiver sobrecarregada em relação à outra de um mesmo cruzamento, a que tiver mais veículos ficará com um tempo maior de semáforo aberto, a fim de desafogar o fluxo e gerar fluidez no trânsito. O ciclo semafórico de uma subárea é determinado pelo cruzamento mais congestionado. O sistema procura o conjunto semafórico com maior demanda e replica os ajustes aos demais. O tempo de travessia para pedestres é fixo, não se altera, preservando a segurança de quem caminha.
A coordenação técnica do projeto está a cargo da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego.
Imagens cedidas pela Digicon
Fonte: Digicon