TRACE UM BREVE CURRICULUM DA CARREIRA POLÍTICA DO SR. QUAIS OS MÉRITOS PARA CHEGAR A PREFEITO DA CIDADE?
Sou José Willian Siqueira da Fonseca, tenho 35 anos, nasci em Salvador/BA, sou casado e pai de um menino. Sou formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas e Delegado de Polícia Civil licenciado. Em minha trajetória, já fui militar paraquedista do Exército Brasileiro, fuzileiro naval da Marinha do Brasil e, ainda, atuei na função de inspetor do setor de inteligência da Petrobras. Atualmente, estou como Prefeito Municipal de Oriximiná/PA, eleito com 13.277 votos, em uma eleição disputada com sete candidatos.
Sou conhecido como “Delegado Fonseca” e tento deixar minha marca por onde passo. Minha primeira designação como Delegado foi junto à Delegacia de Polícia Civil no Município de Oriximiná, onde estive por 2 anos e 4 meses, atuando com comprometimento e seriedade no trato das ações policiais.
Minhas ações como delegado fizeram ecoar meu nome como um possível candidato à prefeito, fato que me levou à política, não por desejo pessoal, mas sim ante o clamor da população de Oriximiná, o que contribuiu para que eu tomasse a decisão de me candidatar, pois para mim a política possui como objetivo a luta pelo justo.
Como em toda transformação, a luta é árdua, e tenho lutado e enfrentado uma oposição ferrenha do Governo do Estado do Pará, de Deputados, de Vereadores e dos coronéis da velha política oriximinaense, mas jamais me furtei do bom combate, e coragem sempre foi uma característica marcante de minha personalidade, pois sempre busquei ganhar respeito ao invés de atenção.
CONTE SOBRE A SUA CIDADE, POPULAÇÃO. LOCALIZAÇÃO NO PA, ORIGEM DO NOME E OUTRAS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS QUE O SR. PODERIA DAR.
O Município de Oriximiná, tem a segunda maior extensão territorial do Estado do Pará, com 107.603 km2, e população estimada pelo IBGE, em 2021, na faixa de 74.921 habitantes, onde a dinâmica de sua economia é impulsionada especialmente pelos setores de mineração (extração de minério de bauxita), comércio, serviços e agropecuária, com uma receita orçamentária estimada para 2021 em R$ 256.764.809,08 (duzentos e cinquenta e seis milhões, setecentos e sessenta e quatro mil, oitocentos e nove reais e oito centavos) A cidade de Oriximiná, também conhecida como a “Princesa do Trombetas”, está situada no coração da floresta amazônica. O nome “Oriximiná” é de origem indígena, de procedência tupi. O município é privilegiado pela diversidade de recursos naturais, com a bacia hidrográfica do Trombetas composta pelos rios Trombetas e seus afluentes (Erepecuru, Cachorro, Mapuera e Cuminã), Nhamundá e o paraná Cachoeri; pelos
lagos Sapucuá, Caipuru, Iripixi, Paru, Abuí, Maria-Pixi, Salgado, Ururiá, Moura e Batata; e por cachoeiras (Porteira, Ventilado, Chuvisco, Pancada, Vira-Mundo, São Pedro e Jatuarana), tendo características que lhe confere uma forte propensão para o ecoturismo e o turismo em áreas naturais.
As belezas naturais do lugar, como, as praias de rios, revoadas de pássaros raros, vegetação exuberante, santuários ecológicos, cachoeiras em profusão, lagos, igarapés, aventura de pesca, lugares paradisíacos, e também as áreas de conservação, dentre as quais se destaca a Reserva Biológica do Trombetas, onde podemos encontrar os povoados remanescentes de antigos quilombos e de etnias indígenas, que atraem turistas do mundo inteiro.
QUANDO O SR. ASSUMIU O CARGO NO INÍCIO DE 2021, QUAL O LEGADO DEIXADO PELO PREFEITO ANTERIOR: EDUCAÇÃO, ECONOMIA, SAÚDE, TURISMO E SANEAMENTO. CONSEGUIU SUPERAR OS OBSTÁCULOS?
Ao assumi no início de 2021, recebi um município estagnado, marcado por décadas de gestões flagelantes, com projetos esquecidos, inacabados ou abandonados por mais de 10 anos. Com setores administrativos com sérios problemas, herdamos um passivo de mais de 100 milhões em dívida com a Receita Federal, situação extremamente delicada.
O desafio é grande, e estamos batalhando dia e noite para colocar a casa em ordem. Não podemos ficar olhando para trás, vamos resolver os problemas e avançar.
Por ocasião do meu Plano de Governo, desenvolvi dois eixos, focados principalmente no desenvolvimento do município e em tornar Oriximiná em uma cidade que empreende de forma criativa, conectada com o mundo contemporâneo, em que seja possível trabalhar e ter saúde, viver e ter conforto, estudar e ter futuro, através de uma gestão transparente e eficiente.
Diante disso, venho trabalhando diuturnamente para colocar em prática ações que visam melhorar o desempenho do município através da implantação de ações de grande relevância e que tragam resultado positivo de forma urgente, pois a demanda e os desafios são grandes. Entretanto, em que pesem as perseguições que sofro e os imbróglios pertinentes ao cargo, me mantenho leal aos propósitos e designações de Deus.
DEPOIS DE ASSUMIR O CARGO DE ADMINISTRADOR DA CIDADE DE ORIXIMINA, QUAIS AS CONQUISTAS FORAM EFETIVADAS ATÉ O PRESENTE MOMENTO (9 MESES)?
Elaboramos um plano de economia de recursos para implantar um modelo diferenciado de administração na Prefeitura, focado em metas e resultados, com
planejamento, e os investimentos em vários setores, como melhorias na infraestrutura urbana e rural, aquisição de equipamentos, entre outros. Lutamos por um governo mais transparente, onde prestamos contas do trabalho que está sendo executado em tempo real, afim de deixar as informações mais acessíveis e didáticas para a população.
Em 9 meses de uma boa gestão, de uma gestão comprometida com a coisa pública, foram realizadas mais ações do que em 20 anos de gestões anteriores.
Em resumo as principais ações: 1. Compra e instalação de uma Usina de Oxigênio; 2. Construção do sistema de canalização do gás medicinal do Hospital Municipal; 3. Abertura da UPA (abandonada desde 2009), que possibilitou ampliar o número de leitos, onde passaram de 8 leitos de combate ao COVID-19 para 45 leitos; 4. Criação do auxílio emergencial “Tamojunto Orixi”, que iria beneficiar 2.800 pessoas com duas parcelas de R$ 250,00, porém foi inviabilizado pelos vereadores de oposição; 5. Inauguração da Ponte do Tabocal; 6. Início da 1º turma de alunos no estágio remunerado, sendo disponibilizado de 100 vagas; 7. Reforma da Escola Ângelo Augusto; 8. Construção do Shopping Popular, com inauguração prevista para o mês de novembro/2021; 9. Conclusão e inauguração da obra do Complexo Esportivo Vicente Filizola (parada desde 2017); 10. Operação tapa buraco de forma eficiente; 11. Retirada dos catadores de material reciclável do lixão da cidade, com a capacitação dos mesmos em Agentes de Transformação Social, dando condições deles viverem do lixo reciclável de forma eficiente; 12. Reforma do prédio onde funcionava o Centro Digital para a instalação da SEMDURB; 13. Remoção da Secretaria de Cultura e Turismo para o prédio da prefeitura velha com a proposta de instalação em breve do Museu Municipal; 14. Locação de uma casa de apoio em Belém (bem localizada e mais confortável);
15. Compra da Usina de Asfalto, com capacidade de 40 toneladas/hora, já em operação; 16. Reorganização da coleta diária do lixo doméstico de forma eficiente; 17. Pagamento dos 40% de insalubridade para os profissionais da saúde linha de frente no combate a COVID-19; 18. Reforma e revitalização de 52 motores geradores de energia das comunidades; 19. Socorro humanitário aos municípios vizinhos com envio de oxigênio durante a segunda onda da COVID-19; 20. Envio para a Câmara Municipal do Projeto de Lei que criava o Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável, com objetivo de auxiliar empreendedores e a agricultura familiar (projeto rejeitado pelos vereadores de oposição); 21. Construção da Ponte do Ananinzal; 22. Manutenção de ramais e vicinais com a disponibilização de patrulha mecanizada no planalto; 23. Realização da Feira do Peixe Vivo, com sucesso de vendas; 24. Envio para a Câmara Municipal dos Projetos de Leis que criavam a Ouvidoria Geral do Município e a Controladoria Geral do Município (projetos rejeitados pelos vereadores de oposição); 25. Criação da Escola de Governo com objetivo de capacitar e aperfeiçoar os servidores municipais; 26. Reconhecimento em fevereiro da Controladoria Geral da União – CGU, como o município mais transparente do Estado do Pará; 27. Demolição do prédio do antigo mercado de carne, condenado pela defesa civil desde 2009; 28. Construção da Praça de Alimentação junto a Feira Municipal, beneficiando 16 famílias que foram removidas de locais insalubre e irregulares; 29. Manutenção e conserto do aparelho de raio X; 30. Demolição do prédio do antigo mercado de peixe e do antigo galpão, condenados pela defesa civil desde 2009; 31. Remoção das barracas irregulares da área conhecida como “curral das búfalas” da frente da cidade, local de prostituição, venda de drogas e até homicídios; 32. Construção do primeiro estacionamento municipal;
33. Auxílio às 14.020 pessoas diretamente afetadas pelas cheias do rio Trombetas (disponibilizando madeira para maromba e kit COVID pela Prefeitura, distribuição, 2.804 cestas básicas enviadas pelo Governo do Estado e 1.402 cestas básicas, kit de limpeza, kit dormitório, pelo Governo Federal através de envio de recurso); 34. Obras de drenagem da Travessa Jonatas Atias com a Rua Vigésima; 35. Envio para a Câmara Municipal do Projeto de Lei para a compra de um terreno objetivando a construção de um novo cemitério (pendente de votação desde maio); 36. Locação de uma nova Casa de Apoio em Santarém (ampla e confortável); 37. Criação do abrigo Bom Samaritano em parceria com a Igreja Católica, objetivando amparar as pessoas em situação de vulnerabilidade que se encontram perambulando pelas ruas; 38. Inauguração da Ponte do ramal Bibi Judeu; 39. Aquisição do equipamento Vibroacabadora (suporte para a usina de asfalto); 40. Construção e inauguração da quadra de tênis pública, sendo o 3º município a disponibilizar esse tipo de estrutura para a população de forma gratuita; 41. Construção da quadra poliesportiva, na segunda etapa do Complexo Esportivo; 42. Compra do equipamento rolo compactador de 4 ton (suporte para a usina de asfalto); 43. Reforma e climatização da Escola Pedro Carlos de Oliveira no ramal do carapanã; 44. Inauguração da Ponte do ramal do Uirapuru; 45. Inauguração da Ponte do km 15 do Copaíba; 46. Assinatura do Termo de Fomento com a Associação dos Músicos, para o desenvolvimento de atividades culturais através de livres; 47. Assinatura do Termo de Fomento com Associação dos Ciclistas para a realização de 5 eventos esportivos no município; 48. Aquisição de um caminhão IVECO e de espargidor para a usina de asfalto; 49. Recuperação em pavimento rígido (calçadas, sarjeta e meio-fio), disponibilizando diversas equipes para a atuação por toda a cidade; 50. Início das obras para a construção do microssistema de abastecimento de água do Bairro São Lázaro com objetivo de levar água nas torneiras para os moradores; 51. Aquisição de cinco veículos tipo caçambas trucada e traçada;
52. Realização da Feira do Artesanato; 53. Construção da Feira do Planalto, obras em andamento e adiantadas; 54. Construção do Centro de Triagem Animal CTA, obras em andamento e avançadas; 55. Construção da infraestrutura para abrigar a Usina de Asfalto e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, com objetivo de transformar em Complexo de Desenvolvimento Urbano; 56. Investimentos no Matadouro Municipal com a aquisição de equipamentos e reforma das instalações; 57. Operacionalização da UBS Fluvial, que está atuando de forma efetiva nas comunidades ribeirinhas; 58. Contratação de médicos pediatras para acabar com as filas de espera para o atendimento das crianças nas Unidades Básicas de Saúde; 59. Avanço na campanha de vacinação com a contratação de equipe extra de servidores para atender a demanda de vacinação da COVID-19 e outras; 60. Aprovação para o início da licitação para a Construção da Praça da Bíblia; 61. Aquisição através de investimento de R$ 407.000,00 (quatrocentos e sete mil reais) na compra de duas caminhonetes novas para dar suporte as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social; 62. Reordenação dos locais de atracação com a intervenção do poder público municipal para a liberação da rampa do terminal hidroviário que estava bloqueada a 4 anos; 63. Obras de drenagem e sinalização (faixa elevada) nas imediações do Complexo Esportivo; 64. Reforma da Praça Santo Antônio; 65. Aquisição de coletes balísticos para os servidores da SEMMA (investimento em segurança); 66. Aquisição de 100 (cem) conchas para coleta de entulhos e galhadas; 67. Aquisição de um veículo tipo caminhão poliguintaste; 68. Envio para a Câmara Municipal de Projetos de Leis importantes: Criação do Distrito Industrial, Regulamentação da destinação e recebimento de patrocínio pelo Poder Público, Criação do Fundo Municipal de Trabalho e Renda, Criação do Programa Municipal Bolsa Atleta e Criação da Politica Municipal de Igualdade Racial (pendentes de votação desde agosto);
69. Realização de mutirão para consultas e cirurgias de catarata; 70. Criação da Escolinha de futebol da Secretaria Municipal de Esportes; 71. Promoção do torneio de futebol de campo, Peladão 2021; 72. Entrega da Ponte no KM 16, ramal do Copaíba; 73. Renovação do Termo de Fomento para a realização do Projeto Pé-de-pincha no valor de R$ 152.587,00 (cento e cinquenta e dois mil quinhentos e oitenta e sete reais); 74. Início das atividades na Escola de Governo (treinamento para os operadores da usina de asfalto) 75. Entrega da Ponte no ramal do Alambique, KM 20; 76. Primeira venda realizada pelo Projeto Agentes de Transformação Social (antigos catadores de lixo) sendo 20 toneladas de papelão e 3 toneladas de plástico, gerando renda para mais de 20 famílias; 77. Intervenção no Residencial Estevão Bentes, com reconstrução de calçadas, sarjetas, construção de vias, parquinho e revitalização da iluminação pública (obras em andamento); 78. Pagamento de pendências de diárias de TFD; 79. Pagamento regular das obrigações previdenciárias dos servidores municipais que não vinha sendo pagas em gestões anteriores; 80. Envio para a Câmara Municipal de Projetos de Leis: Criação de condecorações honoríficos e doação de imóvel para a disponibilidade da Casa do Índio (pendentes de votação).
COMO O SR. ESTÁ CONTROLANDO A PANDEMIA DA COVID 19 NA CIDADE. TEM RECEBIDO DOSES FREQUENTES PARA VACINAR A POPULAÇÃO? OS JOVENS JÁ FORAM VACINADOS, QUAL A FAIXA ETÁRIA QUE ATÉ AGORA FOI CONQUISTADA PELA VACINA?
Logo no início da gestão enfrentados a segunda onda da pandemia, onde tivemos sérios problemas relacionados com o desabastecimento de cilindros de oxigênio por falta de disponibilidade no mercado. Tal fato nos levou a adquirir de forma emergencial uma Usina de Oxigênio, demandando uma verdadeira tática de guerra para trazê-la em um avião cargueiro da FAB do Estado do Paraná para o município de Oriximiná, operação que ocorreu em tempo recorde. Com a usina, realizamos a canalização do gás medicinal no Hospital Municipal que, até então, não existia, disponibilizando o oxigênio diretamente nos leitos dos
pacientes, melhorando o atendimento na demanda da COVID-19. Colocamos para funcionar o prédio da UPA, que se encontrava abandonado desde 2009, possibilitando a ampliação do número de leitos em geral, sendo que para o combate ao COVID-19 passamos de de 8 leitos disponíveis para 45. O desabastecimento de oxigênio na região foi grande, vários municípios ficaram sem oxigênio e o fato de termos adquirido a usina nos possibilitou de socorrermos os municípios vizinhos com a doação de oxigênio durante a segunda onda. Iniciamos nosso programa de vacinação contra o COVID-19 em 19/01/2021, e, desde então, não temos poupado esforços para imunizar a totalidade de nossa população. Ocorre que, o município possui grande dimensão, sendo que tal território é composto por mais de 200 comunidades, divididas em zona rural, comunidades ribeirinhas, comunidades quilombolas, povos indígenas, dentre outros. Assim, as ações de imunização exigem logística diferenciada, além da permanência das equipes nas áreas mais distantes por, em média, 10 dias (dez), eis que, além das atividades serem realizadas em pontos fixos nas comunidades (barracão comunitário, escola, etc.), parte da equipe precisa se deslocar para a realização da vacinação de forma domiciliar, para aqueles munícipes que possuem dificuldade de acesso. Atualmente já recebemos 96.307 doses de vacina, atingindo 60% da população vacinável com a 1ª dose e 28% com a 2ª dose, porém o trabalho não para, eis que nossa meta é atingir em dezembro 100% da população vacinável com a 1ª dose e no mínimo 70% com a 2ª dose. Já iniciamos em setembro a vacinação dos nossos jovens de 12 em diante com a 1ª dose e também a 3ª dose de reforço para os profissionais da saúde e dos idosos com 70 anos e mais.
SE O SR. TIVER ALGUMA OUTRA INFORMAÇÃO OU CASE QUE POSSA ACRESCENTAR À ESTA ENTREVISTA, FIQUE À VONTADE.
Tenho me dedicado 100% ao exercício do cargo que a população me outorgou, pois aceitei a missão de cuidar do município, cuidar dos oriximinaenses e fazer com que a esperança do nosso povo se transforme em obras, serviços e qualidade de vida. Trabalhamos com entusiasmo e com ânimo e, assim como toda pessoa que trabalha com entusiasmo e ânimo não encontramos dificuldade para realizar aquilo que se intenciona, tudo que tenho feito é com muita luta e com a certeza de que é em benefício do Município de Oriximiná e da coletividade. Oriximiná é uma cidade muito alegre, boa de se viver. Com uma cultura espetacular e uma história fascinante, Oriximiná há 144 anos de fundação história, desponta em diversas áreas, na literatura, na educação, na dança, na música, no esporte, no teatro, na diversidade, etc. Oriximiná é uma cidade espetacular e tenho orgulho em fazer parte dessa transformação que trará de volta o brilho no olhar dos oriximinaenses. Portanto, estou preparado para fazer o melhor governo que a população oriximinaense merece e podem esperar de mim e da minha equipe muito trabalho, força de vontade e resultados, onde hoje conto com 88% de aprovação com a população. “Tamo Junto e vamos pra cima!” Obrigado.
Redes social do Delegado Fonseca: https://www.facebook.com/delegadowillianfonseca Instagram @delegadofonseca
Fonte: Revista Prefeitos&Gestões