Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Empresas tentam evoluir conceito do uso do lixo por meio da reciclagem; veja a reportagem no Bom Dia Brasil.
Por Bom Dia Brasil
Na semana do Meio Ambiente, a palavra lixo ganhou uma nova definição nos dicionários – um significado que milhares de catadores já conhecem. É uma tentativa de mudar a imagem que a população tem do lixo. O que é descartado por uns pode gerar oportunidade e renda para muitas outras pessoas.
A imagem que vem à mente quando se trata do conceito de lixo nem sempre parece boa. Mas uma campanha está tentando mudar isso. E o dicionário já fez a sua parte. O significado agora é: “Qualquer material que ainda não pode ser reciclado ou reutilizado ou compostado”. A definição, inclusive, já foi atualizada até nos dispositivos tecnológicos.
“Qualquer material que não pode ser reciclado, reutilizado, ou compostado”, diz o dispositivo Alexa sobre o significado da palavra “lixo” — Foto: Reprodução/TV Globo
A ideia é começar mudando a palavra, a imagem que a gente tem dela, e terminar mudando a realidade do país, que só recicla 4% dos resíduos que produz. E a população também tem que fazer a sua parte: 70% das cidades brasileiras já têm coleta seletiva, mas só 30% dos moradores separam o lixo.
A atualização da definição da palavra lixo faz parte de um grande movimento criado por empresas e associações para que o material descartado que chega aos lixões seja percebido por outros ângulos, não só como um amontoado de coisas que não têm valor.
A mudança, no entanto, não é novidade para a catadora Raquel dos Santos. Para ela, o lixo sempre valeu muito.
“É de onde eu tiro minha renda, sustentar meus filhos, onde vou ter uma casinha. Aonde eu não deixo faltar nada pros meus filhos”, diz a catadora.
Para Raquel dos Santos, o lixo tem muito valor — Foto: Reprodução/TV Globo
O chefe do Instituto Antonio Houaiss de Lexicografia, Mauro Villar, afirma que a mudança do significado de lixo no dicionário tem como objetivo a atualização do termo junto à sociedade.
“As pessoas quando consultam dicionários querem ver um reflexo do mundo e querem ver as alterações, os sentidos das novas palavras, as alterações dos sentidos que a palavra tem. Se o dicionário não faz isso ele está morto”, define.
A também catadora Ana Cristina dos Santos também está atualizada com a definição da palavra lixo.
“Esse material é lixo? Não. Ele não é lixo porque é o sustento da gente. É um serviço digno demais da conta, garante a renda e a sobrevivência da gente”, argumenta.
Ana Cristina dos Santos exalta a dignidade do trabalho de reaproveitamento do lixo — Foto: Reprodução/TV Globo
Fonte:G1