Ele pode se tornar o 1º presidente americano a sofrer 2 impeachments. Ao contrário do processo anterior, republicanos estão declarando voto contra seu correligionário.

 
 
Resumo

Últimas atualizações

 
Membros da Guarda Nacional dentro do Capitólio no dia 13 de janeiro de 2021, antes de os deputados começarem a sessão de impeachment de Donald Trump

Membros da Guarda Nacional dentro do Capitólio no dia 13 de janeiro de 2021, antes de os deputados começarem a sessão de impeachment de Donald Trump (Foto: Joshua Roberts/Reuters)

Com segurança reforçada, congressistas começaram analisam o segundo processo de impeachment de Donald Trump na Câmara dos Representantes.

Ele deve se tornar o primeiro presidente americano da história a sofrer dois impeachments. Desta vez, ele é acusado formalmente de incitar à violência que resultou na invasão do Capitólio, sede do Congresso americano, na semana passada.

Ao contrário do Brasil, o presidente dos EUA não é afastado quando o processo de impeachment é aprovado na Câmara. A remoção definitiva ocorre caso o processo seja aprovado também pelo Senado.

Assim, Trump deve permanecer no cargo até a próxima quarta(20), quando Joe Biden será empossado.

No primeiro impeachment, Trump foi condenado na Câmara mas absolvido no Senado (e nenhum deputado republicano e só um senador do partido votou contra ele). Desta vez, já são 5 deputados os que anunciaram que vão votar pelo impeachment.

Fonte: G1